Fernando Ferreira iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde completou o curso de Saxofone, na classe do professor Paulo Martins. Em 2001, enquanto finalista, obteve o 1º prémio no concurso “Olimpíadas Musicais” da já referida escola.
É licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor Henk van Twillert, tendo recebido o prémio Eng.º António de Almeida, ano lectivo 2004/2005 – atribuído ao melhor aluno finalista do curso.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os saxofonistas: Antonio Felipe Belijar, Claude Delangle, Ed Bougard, Fabrice Moretti, Fernando Valente, José Massarrão, Vincent David, entre outros.
Obteve, em 2008, o 1º prémio no I Concurso Internacional de Instrumentos de sopro “Terras de La-Salette”.
Tem participado em diversos grupos de música de câmara, música contemporânea e orquestras sinfónicas a norte do país, tendo tido a oportunidade de trabalhar com maestros de renome internacional, entre os quais: Alexander Shelley, Andris Nelsons, Christoph König, Jan Cober, Lothar Zagrosek, Marc Tardue e Michael Zilm.
Concluiu, em 2011, o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, na classe do professor Fernando Ramos.
Terminou, em 2014, a componente curricular do Doutoramento em Música – Interpretação, na Universidade de Évora.
Leciona no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, onde, há mais de uma década, tem sido responsável pelo desenvolvimento e crescimento da classe, assim como pela criação do Quarteto de Saxofones Artave.
A par da sua actividade pedagógica nas referidas escolas, tem sido também convidado a orientar cursos de aperfeiçoamento no norte e centro do país, assim como ilhas.